Não mudas ninguém

Não mudas ninguém, nem podes, nem deves. Só é possível mudares-te a ti mesmo, a mais ninguém.

Por muito que aches que tens esse poder dentro de ti acredito que não é verdade, só o próprio tem a capacidade de se mudar, porque quer, porque sente essa vontade, porque está motivado para isso, porque essa mudança faz sentido para si.

Por muito que julgues querer mudar o outro, para o outro se sentir melhor, não o conseguirás, porque não és Deus, nem a personagem principal de uma história que não é a tua, embora possas contracenar nela. E no fundo, não sabes se os caminhos que ofereces para a mudança de facto farão a outra pessoa sentir-se melhor.

Se julgas mudar alguém, talvez julgues mal, porque ninguém muda ninguém.

Podes ajudar o outro no seu processo de mudança, podes dar-lhe as ferramentas que julgas serem as melhores para sair da dor em que se encontra, podes dar-lhe o mundo até, mas o outro só vai mudar se quiser, se estiver motivado para isso, e se tiver consigo a coragem necessária para a mudança acontecer.

Se tens ao teu lado alguém que gostavas que mudasse, dá-lhe apenas a tua amizade e o teu amor, e aceita, que essa pessoa só vais mudar quando quiser, quando esse passo fizer sentido para si, nada mais.

Concentra-te em ti, no teu processo de mudança com a empatia suficiente para compreenderes o outro, mas com a certeza também que ele só mudará quando quiser.

Diana

Fotografia | Ritabela Santos

Anúncios

One Comment on “Não mudas ninguém

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: