Viver com emoções

Lidar com emoções parece das coisas mais difíceis de conquistar.
Vivemos angustiados por permanecermos tempo demais em emoções mais pesadas, ou receosos que as mais leves, que nos fazem sentir bem, desapareçam, e a escuridão volte. E neste limbo de emoções vivemos grande parte das vezes com o desejo intenso de as controlar, criando à volta do controlo uma tremenda ansiedade, que só nos afasta da harmonia emocional.

Acredito que a única forma de lidarmos com as emoções é aceitá-las. Aceitar a mensagem que cada uma traz, aceitar o que todas as emoções são importantes, bastando para isso aceitá-las, tal como surgem.

Quando nos permitimos aceitar aquilo que sentimos deixamos de criar resistência ao processo de transformação da própria emoção, e sem resistência, qualquer mudança é muito mais fácil e perene. Não há emoções boas nem más, há apenas emoções que nos trazem mensagens sobre os nossos pensamentos e o nosso mundo interior, que devemos escutar com carinho e aceitação. Há emoções que nos fazem sentir melhor, mais leves, de bem com a vida, mais bonitas e harmoniosas, e são essas com que queremos viver predominantemente, mas por outro lado, há emoções mais pesadas, que nos tiram vida, que carregam no peito, que asfixiam a garganta, que nos intoxicam de negatividade, e destas queremos fugir porque não nos fazem sentir bem. Estamos certo que nos queremos livrar destas últimas, porque sabemos, que viver bem é viver em harmonia com as nossas emoções, com o predomínio das emoções mais leves e vibrantes. No entanto, todas são importantes, e precisamos de aprender a viver com elas, porque todas elas nos dizem algo sobre nós e sobre o mundo. Controlar emoções talvez não seja o caminho mais saudável para viver equilibrado.

Prefiro um processo de transformação a um processo de controlo, isto partindo do principio que todas as emoções são importantes, que todas trazem uma mensagem, assumindo a depois a responsabilidade de as transformar, sem resistência e sempre com muito amor.

Diana

Fotografia | Teresa Lamas Serra

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: